Após um concurso internacional, Richard Meier & Partners Architects foi selecionado para projetar um novo edifício de uso misto em Hamburgo, Alemanha. Com o projeto de Richard Meier & Partners - uma das três propostas concorrentes - o local se tornará um lugar de destaque para trabalhar, viver e relaxar no bairro HafenCity.
Arquitetura
Localização
Hamburgo, AlemanhaCoordenação do Projeto
Richard MeierResponsável pelo Projeto
Bernhard KarpfEquipe de Projeto
Anne Strüwing, Parsa KhaliliColaboradores
Bori Kang, Amalia Rusconi-Clerici, Stephen Sze, Kevin BrowningAno do projeto
2013Fotografias
Courtesy of Richard Meier & Partners
A nova sede da Engel & Völkers em Hamburgo é um edifício com uma abordagem única apresentada pelo clássico problema de transparência, organização e forma dentro de uma tipologia pátio. Embora seguindo as exigências urbanas do bairro HafenCity, o bloco de edifício de sete andares, com um volume mais alto no canto noroeste - complementando o vizinho Marco Polo Tower - proporciona uma nova perspectiva sobre a disposição da tipologia habitual de pátio e cria um distinto projeto arquitetônico de identificação para as empresas da Engel & Völkers.
Bernhard Karpf, o responsável pelo projeto, comenta: "Ao tratar a aparência exterior com elegância e articulando o pátio interior e o átrio através de uma série de elementos mais expressivos, o edifício transforma-se de dentro para fora, em correspondência com o pedido dos clientes de um edifício sede convidativo e identificável".
O projeto da sede começou com um emparelhamento do edifício pátio com o sistema organizacional de um edifício híbrido que contém diferentes usos de programa, tais como apartamentos, academia, escritórios e espaços comerciais dentro de um edifício singular e identificável. A organização destes diversos usos programáticos são planejados exclusivamente para fornecer o máximo de benefícios para cada uso em planta e corte.
O exterior do edifício é lido como um escudo contínuo e articulado uniformemente com elaborações que traçam as diferenças internas do projeto. O interior contém e revela uma série de experiências compartilhadas de suas partes díspares.
O teto ondulante que cobre o átrio divide o domínio público (academia, lojas, cafetaria, galeria) abaixo das funções privadas (escritórios, residências) acima, mas também os unifica através da paisagem interior dramática que ele cria. Este elemento é revelado no exterior do edifício, em momentos-chave, como convite para adentrar ao edifício. A cobertura se transforma numa extensão horizontal de um cone, que serve tanto para iluminar o átrio como para proporcionar a circulação vertical. Torna-se uma característica arquitetônica e uma peça escultórica que ativa o pátio acima do átrio, que costuram juntos todas as funções programáticas do projeto e dá uma iconicidade para a construção, irradiando-se para o contexto urbano.
Richard Meier & Partners foi selecionado através de uma competição internacional, envolvendo Foster + Partners e Zaha Hadid Architects. É estimado que o projeto seja inaugurado em 2015.
Richard Meier comenta:
"Temos trabalhado na Alemanha há mais de 30 anos, começando com o Museu de Artes Decorativas de Frankfurt e, mais recentemente, com a construção do Café Plaza também em HafenCity, Hamburgo. Estamos muito satisfeitos por terem escolhido a gente para desenhar a nova sede da Engel & Völkers. Nossa proposta reflete uma organização contínua, aberta e clara dos requisitos do programa intrincado. O projeto acomoda várias qualidades de espaço e luz, para fazer uma arquitetura que não só é monumental, mas visualmente e funcionalmente sensível".
"Estamos bastante ansiosos para a construção do novo complexo Engel & Völkers e esperamos continuar contribuindo para o rico tecido urbano de Hamburgo".